quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Saem umas empadas quentinhas!

A pedido da Sweet68, cá vai a receita das empadas que eu fiz. Vi na net e depois, mais uma vez, alterei para o meu gosto.

Empadas de Camarão e Legumes
Ingredientes para a Massa Integral (faço a massa na máquina de fazer pão mas pode ser comprada, só não sei se há integral):
(120 ml) de Azeite
(240 ml) de água morna
250g de Farinha Pão Integral


Confecção da Massa:
Coloque o azeite, a água morna e a farinha integral -eu usei marca Jumbo (que já tem adicionado o fermento para o pão e sal) na cuba da máquina de fazer pão.
Seleccione o programa Massa.

Confecção do Recheio:
Fazer um refogado com azeite, a cebola picada e com o alho picado.
Junte o camarão (200 gr daquele pequenito sem casca), 2 colheres de sopa de polpa de tomate, courgette e beringela ralada, milho (basicamente legumes que queiram), dissolver 3 colheres de sopa de farinha em água e juntar (para engrossar o molho).
Deixe apurar durante cerca de 15m e mexer de vez em quando, temperar com sal, pimenta e noz moscada.
Junte água se necessário, para não secar nem deixar queimar.

Confeccionar as empadas:
Quando a máquina terminar de fazer a massa, retirar para a bancada de cozinha.
Dividir a massa em duas porções para ser mais fácil de trabalhar e estender.
Estender a massa com o rolo de cozinha, e com a ajuda de uma tigela fazer círculos maiores (para serem as formas das empadas) e com uma caneca ou copo faça círculos mais pequenos (para serem as tampas das empadas) .
Colocar os círculos maiores de massa numa forma untada (usei óleo em spray) que possa ir ao forno, rechear com o preparado de carne e feche com o círculo menor. Levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 30m ou até as empadas estarem coradas.

Et voilá! Ficam mais saudáveis principalmente se a massa for integral. Deu-me para umas 15, que congelei e vou tirando quando quero deliciar-me.

Adaptei a receita daqui:
http://www.receitasmfp.com/2010/10/empadas-rusticas-de-carne.html
Sendo estas de carne e a massa não é integral, de qualquer forma serve para consultarem o blogue e ver as fotos da preparação. As minhas não ficaram assim tão perfeitinhas, mas estão bem boas.


3 comentários: